-
Arquitetos: Atelier Zündel Cristea
- Área: 4290 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Sergio Grazia
Descrição enviada pela equipe de projeto. A região de Neudorf em Estrasburgo está experimentando um considerável programa de reconstrução para preencher o vazio que separa atualmente o centro da cidade dos bairros ao sul. Este projeto urbano explora particularmente a localização central da área e a agradável paisagem junto ao canal, propondo o adensamento como uma resposta alternativa à expansão da moradia e instalações nos limites externos da cidade.
O centro esportivo é um dos principais projetos novos para o bairro. Seu volume e sua posição são bastante visíveis a partir do cruzamento da Route du Rhin. O edifício enfrenta dois desafios: possuir um desenho ambicioso, bem resolvido e contemporâneo e participar de forma respeitosa do contexto em que se localiza. O volume é determinado pelas diversas dimensões dos elementos do programa, combinados de forma a fazê-los caber em um traçado em forma de "L" com uma superfície de aproximadamente 3.600 metros quadrados.
Um centro esportivo possui requisitos volumétricos específicos fixos, já que as instalações esportivas possuem dimensões impostas que deixam pouca margem para volumes complexos. Nosso foco é pragmático e compacto, e levou em conta a escala imponente das longas fachadas.
O projeto estabelece uma transparência através do edifício, dando vistas transversais em ambas direções. Respeitou-se o posicionamento determinado pelas normas de planejamento urbano, que tem uma geometria rigorosa, mas não rígida, e um desenho contemporâneo. A principal quadra esportiva está enterrada a 2 metros do nível do térreo, reduzindo o volume do edifício e colocando-o de forma favorável em relação ao espaço público a seu redor.
O projeto arquitetônico esteve estritamente vinculado às decisões construtivas, baseando-se nas demandas do projeto e o desejo que a cidade usasse em grande quantidade um material renovável e sustentável: a madeira.
Mais especificamente, nosso projeto consiste em uma base de concreto que contempla uma quadra poliesportiva, as arquibancadas, os vestiários, o hall de entrada e a cafeteria, que apoia-se sobre uma caixa que contém a sala de esgrima com seus próprios vestiários. Estes elementos utilizam-se de uma variedade de métodos construtivos que são expressados claramente na volumetria do edifício, assim como em seus interiores.
O uso de concreto para construir a base era necessário já que esta seria a quadra poliesportiva, amplamente utilizada por clubes esportivos e membros do público. As fachadas aqui foram feitas em painéis prefabricados de um sanduíche de concreto com material isolante.
Por cima desta base em concreto há uma estrutura de madeira reforçada com aço. Os pilares estruturais foram posicionados em intervalos de 1,6 metros, definindo a modulação arquitetônica das fachadas com um ritmo regular, espessura e permitindo transparência.
Entre os pilares, o envoltório do edifício contém painéis envidraçados no nível inferior e painéis de madeira com isolamento na área superior, dando ao centro esportivo uma importante quantidade de luz natural em três de seus lados. A imagem transparente e iluminada foi projetada para potencializar o local.
Na entrada, o volume da quadra esportiva é claramente visível, rodeado pelos elementos de madeira verticais que criam a aparência de uma clareira em um bosque.
O Centro Esportivo Neudorf proporcionará instalações para uma série de clubes e associações, incluindo a esgrima, handebol, basquete, badminton e ginástica artística, servindo a um público variado de jovens e adultos. As posições da quadra poliesportiva e da esgrima foram escolhidas pelo cliente, deixando a primeira embaixo e a segunda em cima. Ao seguir este programa trabalhamos para criar a volumetria mais apropriada.
A construção se beneficia de seus dois acessos separados, o primeiro a nível do terreno através do hall de entrada para o público em geral, enquanto a segunda entrada, de serviço, é reservada para os clubes, grupos escolares, equipes esportivas, equipes de manutenção e ambulâncias. Ambas entradas deixam a passagem livre e acessível para veículos.
A quadra poliesportiva conta com vestiários através dos quais se acessa a entrada. Os vestiários de esgrima possuem uma única entrada direta.
A cafeteria encontra-se em um mezanino e se estende para fora com um terraço externo.
Entre o hall de entrada e o mezanino, e por cima dos vestiários e da quadra esportiva, sem acesso ao público, existe um pavimento oculto, onde encontra-se a maioria dos espaços técnicos (caldeiras, aquecimento e ar condicionado) que possuem um acesso direto da rua ao lado norte do edifício.
A fim de satisfazer as demandas de maior durabilidade e fácil manutenção para esta instalação, e também para garantir que o orçamento fosse respeitado, nos aproximamos deste projeto em grande detalhe, e trabalhamos para cumprir com todas as demandas do cliente.
O edifício é eficiente em termos de consumo de energia, se beneficia de uma quantidade ótima de iluminação natural, tanto nas quadras, quanto nos espaços de circulação, hall de entrada, principais rotas através da construção e alguns dos vestiários. Os eventos esportivos podem ser ventilados naturalmente para manter temperaturas confortáveis.